Como tirar CNH Especial?

É de conhecimento geral que, não só para conseguirem dirigir legalmente, como também para poderem ter acesso aos descontos que lhes são de direito, que as pessoas portadoras de deficiência precisam portar uma CNH Especial, a qual indicará sua deficiência, bem como suas necessidades especiais.

Porém, o que acontece muitas vezes é que muita gente não faz a mínima ideia de como podem tirar a sua habilitação especial. E é exatamente por isso que reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você na hora de tirar a sua Carteira de Habilitação especial.

Confira.

Como tirar CNH Especial?

Para poder abrir o processo de requerimento de uma CNH especial é preciso atender alguns requisitos. Entre eles ter 18 anos completos, ser alfabetizado, apresentar RG e CPF originais e cópias, uma cópia do comprovante de residência e também uma foto 3×4 colorida com fundo branco. Basicamente todos os requisitos necessários para conseguir tirar uma habilitação comum.

A única diferença em relação ao processo convencional é que na CNH especial existe uma junta de médicos que vai examinar a extensão da deficiência e analisar a desenvoltura do candidato.

Depois que todos os documentos estiverem em ordem, a pessoa deve procurar uma clínica que seja credenciada e autorizada a realizar o exame médico e psicotécnico que é especial para deficientes. A lista de médicos e clínicas autorizadas está disponível no site do Detran.

Depois que o exame médico foi feito, o solicitante deve procurar um CFC – Centro de Formação de Condutores – credenciado e fazer o exame teórico no Detran.

As aulas e o exame práticos devem ser feitos em uma autoescola ou CFC que tenha veículos adaptados para o tipo de deficiência que o candidato tenha. Durante todo o processo de aulas práticas – e também teóricas – o futuro motorista vai receber a orientação e o treinamento adequados a sua deficiência.

Depois de aprovado no exame prático, a sua habilitação já vai sair com a categoria especial.

Eu já tenho uma CNH mas fui acometido por uma deficiência. O que fazer?

A verdade é que grande parte das Carteiras de Habilitação de categoria especial que são emitidas são aquelas de pessoas que já tinham a CNH comum, mas que por algum motivo foram acometidas por alguma deficiência.

Nesse caso é preciso fazer uma alteração de categoria. Essa alteração exige que o candidato passe por um novo exame médico e outro curso e prova práticos, que vão avaliar se o motorista está apto a dirigir em sua nova condição.

É importante que se por ventura esse seja o seu caso, você deve fazer a alteração de categoria o quanto antes. Isso porque deficientes que circulam com a Carteira de Habilitação comum desatualizada podem ser multados, ter sua carteira de habilitação apreendida.

Então como eu faço para ter CERTEZA se tenho direito a CNH Especial?

O processo em si é tão simples quanto obter uma CNH comum, o único problema é conseguir ter certeza se você pode ou não tirar a CNH Especial!

Note que este é o primeiro passo pra conseguir comprar um carro com isenção, e algum problema nessa fase pode causar grande frustração! Até mesmo fazendo com que a pessoa desista!

Mas fique calmo, não tem porque você se desesperar, eu posso te ajudar.

Como você deve imaginar, eu já ajudei muitas pessoas a conseguir o benefício, e o meu objetivo principal na criação deste Blog é auxiliar mais de 5.000 pessoas a comprar seu carro com isenção!

Pensando exatamente nisso, eu vou te disponibilizar a oportunidade de passar por uma Análise, onde você terá certeza se tem ou não direito ao benefício da isenção.

Eu quero muito te ajudar com este processo!

Se quiser mais informações, clique no botão abaixo..

Viviane Felippelli
Viviane Felippelli
Gerente de Relacionamentos Guardians - Já ajudou milhares de pessoas a conquistar o carro 0km com isenção. Especialista em Isenções e responsável pelo atendimento de mais de 25 concessionárias parceiras da Guardians em todo o território brasileiro.

51 Comentários

  1. willian disse:

    Boa tarde, para todas os tipos de deficiencia é necessário aulas práticas? ou o médico que avaliará indicará que o portador necessite novas aulas ou apenas a mudança na CNH?ilw

    • ISENTOTAL ISENTOTAL disse:

      Willian, tudo bem?
      Se você precisar trocar sua CNH Comum para a CNH Especial é sim indispensável que faça as aulas práticas para obtenção da nova habilitação!

      O número de aulas é que vai variar de acordo com sua região!

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  2. Thiago Henrique Silva disse:

    ja tenho cnh comun , porem tenho 4 hernias de disco , tenho direito a isenção ?? e como seria a cnh especial pro meu caso ??

    • ISENTOTAL ISENTOTAL disse:

      Thiago, tudo bem?

      Se por conta das hérnias de disco você apresentar perda de mobilidade, força ou sensibilidade nas pernas, você pode sim tirar sua CNH Especial.

      Neste caso, provavelmente você deverá utilizar um carro com câmbio automático e direção hidráulica!

      Abraço!

      • Hugo Borges disse:

        Boa tarde!!

        Fiz uma cirurgia de hérnia de disco, artrodese, a ano atrás, esta hérnia estava pinçando meu nervo ciático, o da perna direita, de modo que, eu não sentia a perna e nem o pé, após a cirurgia, fiz várias sessões de fisioterapia, natação e alongamento, porém ainda não sinto plenamente os 3 últimos dedos do meu pé.

        Resumindo, gostaria de saber que tipo de laudo preciso solicitar ao meu médico para que junto ao DETRAN a perícia não seja arbitrária ao laudo do meu médico ?

        Se ele precisa especificar que tipo de sequela é essa ?

        Pois tenho visto o DETRAN e outros órgãos bem como o próprio INSS não validarem as informações, mas que na verdade, sabemos que lidar com o governo Brasileiro é uma guerra né, obrigado.

        • Hugo, bom dia!

          Você já chegou a ver a Análise que disponibilizamos no site? http://www.isentotal.com.br/analise

          Através dela eu consigo conhecer melhor o seu caso e te instruir sobre quais documentos apresentar na perícia para tirar CNH Especial.

          Inclusive nela tem um bônus explicando passo a passo como fazer para tirar a CNH Especial.

          Neste bônus já tem uma prévia de quais documentos você precisa levar, ou quais laudos precisa solicitar ao seu médico para que consiga passar pela perícia do DETRAN.

  3. Renata Zanella disse:

    Minha irmã tem Lupus e por isso tem protese no punho esquerdo e dedos da mão direita, ela já passou por uma junta médica quando renovou a carteira a anos atrás e não foi colocado como CNH especial. Ela ocupa vaga de PCD na empresa que trabalha, pois não movimenta o punho.
    Para essa mudança ela tem que solicitar?

    • Pedro Ribeiro disse:

      Renata, tudo bem?
      Isso mesmo, o primeiro passo é ela ir até a CIRETRAN e solicitar a alteração de CNH Comum para CNH Especial!
      Mas note que com a CNH Especial vão vir algumas restrições de acordo com a deficiência dela!
      Se por exemplo, o perito do DETRAN designar que ela precisa de um carro com direção hidráulica e pomo giratório, ela somente vai poder dirigir veículos com essas características!

      Qualquer dúvida estou à disposição!

  4. Luciana Andrade disse:

    Eu renovei a minha CNH comum em abril de 2016, então ela vale até 2021. Se eu mudar para CNH especial, essa validade será mantida ou é igual à primeira carta que só vale provisoriamente por 1 ano e não pode ter nenhuma infração grave ou gravíssima nesse período?

  5. Bruno Carvalho disse:

    Boa tarde, tenho condromalacia patelar nos dois joelhos. Possuo CNH AB e gostaria de saber se caso eu fizer a mudança para CNH especial se terá algum impacto em relação a habilitação de motos?
    Obrigado

    • Pedro Ribeiro disse:

      Bruno, tudo bem?

      Isso vai depender do Perito do DETRAN e se na sua cidade a Autoescola oferece o serviço de tirar CNH Especial para motos.

      Como sua deficiência é nas pernas, os peritos PODEM entender como possível a direção de uma moto automática.

      Mas caso eles entendam que você está impossibilitado de dirigir uma moto – mesmo sendo automática – sua CNH será somente categoria B.

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição.

  6. Israel Borges disse:

    Tive acidente com lixadeira que estourou o disco e cortou tendão, veia, e nervos.
    Consigo dirigir normalmente só não consigo abrir os dedos para ficarem retos, preciso mesmo mudar minha carteira que vai vencer daqui a 3 anos? https://uploads.disquscdn.com/images/3c9613a3b41025b033c1fc38384e61c0950301fa759f671a5305ddf5b283dc6c.jpg

    • Pedro Ribeiro disse:

      Israel, tudo bem?

      Se você quiser comprar um carro com isenção vai ter sim que trocar sua CNH, independente do vencimento da sua habilitação atual.

      Agora, quem vai dizer se você tem direito ou não a tirar essa CNH Especial são os peritos do DETRAN, pelo que disse, você tem perda de mobilidade considerável nessa mão, certo? Então provavelmente você precisará de um carro com direção hidráulica e pomo giratório.

      Qualquer dúvida continuamos à disposição.

  7. Matheus disse:

    CNH Especial Moto – fiz artrodese entre l3/l4/l5/s1.
    Não tive limitação significativa de mobilidade além dá que já tinha pelo problema, mas agora não tenho dor. Teria direito à CNH Especial? Se sim, perderia minha carta de moto?
    Obrigado

    • Pedro Ribeiro disse:

      Matheus, tudo bem?

      Para tirar CNH Especial deve haver perda de mobilidade/sensibilidade/força em pelo menos um dos membros.

      Note que pelo menos uma dessas condições deve estar presente.

      Quanto à CNH Especial de moto, vai depender do perito, se ele entender que você não consegue dirigir uma moto (mesmo que adaptada), sua CNH será somente categoria B..

      Mais um detalhe, você precisa ver também se tem Autoescola com moto adaptada em sua cidade.

      Qualquer dúvida estou à disposição!

      • ميديروس فيليبي disse:

        Perdi um pouco a mobilidade do braço esquerdo, (fratura umero)
        perdi tambem força na perna esquerda (fratura femur placa e 9 parafusos)

        manco pra caramba, já tenho cnh (consigo ate dirigir um normal, por pouco tempo sem sentir dores) será que consigo.

  8. Carlos Fischer disse:

    Fiz Atrodese entre c4/c5/c6/c7 Tenho comprometimento radicular c6 a esquerda e também tenho discopatia degenerativa em l4/l5 com comprometimento radicular l4 a direita, tenho um terço do tendão supraespinhoso no ombro direito rompido, tenho instabilidade nos dois ombros, tendinose no ombro esquerdo supraespinhoso, epicondilite lateral bilateral, sindrome do tunel do carpo bilateral tudo comprovado com exames e laudos e eletroneuromiografia. Passei por exame no detran rs e disseram que nao tenho limitacoes, ate agora nao tenho total mobilidade no pescoço. Voce acha que devo recorrer

  9. Carlos Fischer disse:

    ha e também suspeita de comprometimento c8 devido disfunção dos unlares na eletroneuromiografia e na l4/l5 tenho discopatia, protusao, desidratação do anel fibroso

  10. ZE Zinho disse:

    Bom dia,
    Tenho muito interesse em realizar a análise através do site/blog porém tenho uma dúvida e não sei se irá interromper o início do processo, poderiam me ajudar por favor ?
    Estou com minha CNH em processo de recurso pois existe uma portaria em aberto, neste momento ela consta como Ativa, mas aparece na obs: Bloqueio, porém sem restrição na CNH do condutor…. Por conta disto, sera que consigo realizar a alteração para CNH especial ? Tenho uma cirurgia no joelho, com pino (parafuso) onde tive os ligamentos rompidos.
    Aguardo retorno para poder dar sequência na análise.
    Obgdo,
    Paulo

    • Ze! Boa noite, tudo bem?

      Se você tiver alguma restrição na CNH que impossibilite a renovação, vai precisar que ela não exista mais para conseguir tirar uma CNH Especial.

      Quanto a sua cirurgia, dependendo se ocasionou perda de mobilidade ou não, você pode ter direito a isenção sim.

  11. edilei araujo disse:

    oi viviane tenho o seguinte problema,tive um infarto agudo do miocardio e por consequência tenho agora insuficiência coronariana e insuficiência cardiaca congestiva,eu posso entrar nesse processo para troca de CNH e adquirir um automovel com desconto ?

  12. Cielle disse:

    Boa tarde, tudo bem? Me interessei e tenho uma dúvida…. Quais os pós e contra na mudança da habilitação? Pode existir alguma limitação na mudança da habilitação?
    Agradeço desde já.

    • Cielle, tudo bem?

      O pró é que você vai poder comprar um carro com isenção, e ainda poder ter direito a isenção de IPVA.

      O único contra é que você vai poder dirigir somente carros que sejam adaptados às necessidades que sua CNH tiver; Exemplo, se na sua CNH constar a letra “D” você só vai poder dirigir carro com transmissão automática!

      Lembrando que as letras e limitações da CNH vão ser atribuídas pelo perito, de acordo com a sua deficiência!

  13. Maria Baptista disse:

    fiz tres cirurgias de tunel do carpo em cada mão, duas no cotovelo esquerdo sendo uma de tunel do carpo e outra de epicondilite, agora vou fazer a quarta cirugia nas mãos ,mais uma no cotovelo e no ombro e tbm na coluna cervical. Gostaria de saber se tinho direito de comprar um carro com desconto e isento de IPVA?

  14. Dionatan disse:

    Esfarelei meu cotovelo direito em um acidente de moto, por conta disso tenho uma prótese , tenho a CNH comum , eu consigo esse CNH especial? Eu consigo pilotar minha moto normalmente mas sinto dor no cotovelo quando piloto pra lugares distantes.

  15. Dayse Almeida disse:

    Olá, meu marido tem 61 anos e já tem CNH, só em 2016 descobrimos um câncer nos nódulos linfáticos da perna direita. Fez 5 cirurgia e não tem mais condições de exercer suas atividades em campo e permanece em tratamento neste ano, pois ainda não desapareceu por completo, realizando imunoquimioterapia. Como deve proceder para retirar carteira especial, uma vez que dirigir ele consegue por que a perna “não ficar dobrada” ,permanecendo esticada deixando justamente a virilha onde realizou as cirurgias sem obstrução. Gostaria também de informações como podemos fazer para ter isenção do IPVA e no futuro adquirir um veiculo sem imposto
    SE POSSIVEM A RESPOSTA pode ir para meu e-mail [email protected]

  16. Dayse Almeida disse:

    ..

  17. Roberto Pinheiro disse:

    Viviane, Bom Dia!
    Meus pais são idosos, 76 anos.
    Meu pai faz
    hemodiálise e minha mãe tem um problema de pulmão devido a tuberculose e
    vai precisar fazer uma cirurgia para retirada de um dos pulmões. Levo
    ela 2 vezes por mês ao médico há 120 km de minha cidade. Meu carro já
    com 90km quero comprar outro será que consigo isenção comprando no nome
    de um deles à vista?

  18. Paulo Roberto disse:

    Olá Viviane tudo bem?
    Sou motorista a muito tempo e por infelicidade sofri um acidente aonde tive uma amputação do meu dedo mínimo da mão direita e reconstrução do dedo anular com perda de movimento na primeira falange.
    Não sei se possuo este direito, pode me ajudar?
    Obrigado

  19. Ricardo Harben Burlandy disse:

    Bom dia Viviane,
    Na época que eu renovei minha CNH, aos meus 50 anos de idade. Eu estava recém operado de descolamento de retina, no olho esquerdo. Isso em 2014. Médico anjo me aprovou sem restrição. Acontece que piorou minha situação e fiquei cego do olho esquerdo. CID 10 54.4.
    Em 2019 terei que renovar a CNH. Além disso tenho hérnia de disco.
    Será que eu consigo isenção de IPVA no estado do RJ.
    Desde já Grato.

  20. Dirone Rodrigues disse:

    Olá, eu li, mas não sei se meu problema se encaixa na isenção, tenho lupus eritematoso sistêmico. Até entrei em contato com o detran para ver se eu poderia colocar películas no carro por não poder pegar sol, mas me disseram que não tem nenhum motivo para por. Mas quando pego sol de frente, fico me queimando. Poderia me enviar alguma coisa positiva sobre o assunto? Obrigada. Já tenho carro comprado.

  21. Francisco Wellington disse:

    Eu já tinha uma deficiecia pois minha CNH fui rebachada pelo Detran ordem do inss mais quando fui renovar em 2004 tive passar por junta médica tive um acidente trabalhando nessa carteira tem escrito olho mono. Desse tempo pra cá Detran não exigil mas nada pois ta no sistema deles e minha carteira atual não vem mas com nem uma informação sobre o assunto o que eu faço agora?

  22. Lair Chaves disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se Prolapso de válvula mitral e também Bursite no ombro tem direitos a isenções e desconto na compra de carro 0.

    Obrigado

  23. Simone disse:

    Boa noite. Viviane, tenho cicsto no joelho direito. Tenho direito a CNH especial?
    Obrigado!

  24. Jo Lucia disse:

    Boa tarde Viviane!
    Tenho uma mãe com alzheimer, e no caso somente eu ou o meu filho que conduzimos ela ao hospital. Ela tem 83 anos. Consigo comprar um carro com desconto no meu nome ou no dela ?

  25. joão vilmar Jomac disse:

    Bom dia Viviane
    sou habilitado e ja tenho um carro automatico, procurei o detran para conseguir a isenção do carro 0 ja passei pela pericia medica que deferiu meu prossesso. estou agurdando o contato para troca da cnh será que terei de fazer algum tipo de prova prática para conseguir a CNH especial, ja acostumado a dirijir um carro adequado as minhas nessesidades?
    att. João Vilmar

  26. Robson Carioca disse:

    Bom dia, Viviane! Fui acometido por uma PROSTATECTOMIA RADICAL, em Julho do ano passado, e por conta disso, estou tendo dificuldades em exercer a minha função, pois sou motorista de onibus, e no meu dia – a – dia, sinto dores nas pernas! Só no mês de Abril de 2017, entreguei na empresa 5 atestados médicos, fora os dias que fiquei em casa de folga! Gostaria de saber, se faço jus, a esse benefício! Obrigado,
    Robson Nunes.

  27. Ricardo disse:

    Boa noite. Eu fui diagnosticado recentemente com duas hérnias de disco na região lombar. Porém as hernias não são estrusas. Gostaria de saber se pela sua experiência eu tenho esse direito a isenção de impostos na compra de carros. Desde ja agradeço

  28. Douglas Leite disse:

    Boa tarde, Viviane
    Tenho muito interesse em fazer a analise, mas tenho varias duvidas:
    1º ) Meu pai tem parkinson (ele não consegue mais dirigir ) , eu preciso tirar a CNH especial para poder dirigir para ele ?
    2º ) Quanto custa para tirar esta CNH ? ( caso seja necessário )
    3º ) Quanto tempo leva o processo, entre a aprovação da sua analise até a efetivação da compra do veiculo ?
    4º ) Quais os custos eu terei além da analise feita por vcs ? ( Documentos, laudos,pericias, etc… )
    Por favor , responder por email – [email protected]

  29. Douglas Leite disse:

    Boa tarde, Viviane
    Tenho muito interesse em fazer a analise, mas tenho varias duvidas:
    1º ) Meu pai tem parkinson (ele não consegue mais dirigir ) , eu preciso tirar a CNH especial para poder dirigir para ele ?
    2º ) Quanto custa para tirar esta CNH ? ( caso seja necessário )
    3º ) Quanto tempo leva o processo, entre a aprovação da sua analise até a efetivação da compra do veiculo ?
    4º ) Quais os custos eu terei além da analise feita por vcs ? ( Documentos, laudos,pericias, etc… )
    Por favor , responder por email – [email protected]

    • Josimar Gomes disse:

      boa noite Viviane!
      tenho as mesmas dúvidas minha mãe teve um AVC ,alem das dúvidas do Douglas eu também tenho as minhas posso ter os benefícios do desconto, o carro sair em meu nome ou no nome da minha mãe, minha CNH tem que ser também especial.
      fico no aguardo.

  30. Brenda disse:

    Bom dia Viviane, tenho mola hidatiforme e faço quimioterapia. Posso ter esse benefício? Preciso de um carro automático…

  31. Fernando Augusto disse:

    Boa tarde, tenho 4 das patologias que você citou. Só que já tenho o CNH quero saber como faço para trocar para CNH especial para que poça da entrada no processo da isenção do IPVA (Só que já tenho o carro 2012, só que não é adaptado).

    ATT.

    Fernando Augusto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *